Colaborou: Luiza Cardoso
Com o plantio do algodão safra 23/24 encerrado no Mato Grosso, as lavouras seguem em desenvolvimento e na fase de floração. O produtor realiza o manejo fitossanitário para controlar percevejos e o bicudo do algodoeiro.
Tendência do Clima para Mato Grosso
Há previsão de chuva generalizada de moderada intensidade sobre o norte de Mato Grosso nesta semana. Essa condição do clima pode trazer um um estresse para a cultura. Chuva forte em dias seguidos associado a alta temperatura pode afetar o stand inicial das plantas, o desenvolvimento da fibra, impactar o solo e trazer uma pressão maior para ocorrência de pragas e doenças.
Já para o sul de Mato Grosso, que enfrenta um maior déficit de chuvas e calor excessivo, os episódios devem ser mais isolados e com menores volumes acumulados. Nestas áreas, o estresse hídrico e térmico continua afetando as lavouras em desenvolvimento.
Mercado do algodão
Mato Grosso que anteriormente desfrutava de estabilidade nos preços da pluma devido à previsão de uma safra recorde, testemunha uma ascensão nos preços. À medida que o mercado internacional se ajusta às flutuações na oferta e demanda, os produtores de Mato Grosso enfrentam um cenário desafiador, porém promissor. A valorização da pluma abre oportunidades para otimizar os retornos e impulsionar a economia local.
Ações no mercado de algodão internacional
Semana passada, o Brasil realizou ações de promoção comercial em dois mercados relevantes: Indonésia e Bangladesh. Uma comitiva formada por especialistas da Abrapa, Anea e Apex-Brasil, por meio do programa Cotton Brasil, realizou em Bangladesh eventos e reuniões com clientes com o objetivo de conquistar mercado e participar do grande crescimento do setor no país. Na Indonésia, o foco da reunião era recuperar o market share perdido recentemente para a Austrália.
Bangladesh é o 2º maior importador de algodão global e também nosso 2º maior cliente, atrás apenas da China. A Indonésia é também um mercado importante, atualmente o 6º maior importador mundial da pluma.
A consultoria Cotton Outlook divulgou as suas primeiras previsões globais para 2024/25, que indicam um excedente de produção, mesmo com o consumo aumentando (+3,1%) mais rapidamente que a produção (+1,8%).
Na China, a área de algodão na safra 2024/25 deve ser de 2,67 milhões de ha (-2,9%). A Beijing Cotton Outlook (BCO), estima à produção total de algodão na China em 5,86 milhões de toneladas (-2,4%).
O Brasil exportou 199,7 mil tons de algodão até a quarta semana de fev/24. A média diária de embarque é cinco vezes e meia maior em comparação a fev/23.
Leia também: Chuva forte pode paralisar colheita da soja no norte do MT
Clima tem favorecido a ferrugem asiática nas lavouras de soja do RS
Veja no AgroTalk: Como fica o clima em Março de 2024?
Conheça a Central El Niño da Climatempo. Aqui você tem palestras personalizadas para sua operação em campo! Clique neste link e solicite um orçamento!