MT projeta 148,94 milhões de toneladas de grãos em 2034

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

Até 2034, as áreas agrícolas em Mato Grosso deverão apresentar um crescimento expressivo. A área destinada ao algodão deverá se expandir em 40,62%, enquanto o milho terá um aumento de 60,20%, e a soja, 33,18%. Esses dados são do índice Outlook 2034 – Projeções do Agronegócio em Mato Grosso de 2024 a 2034, desenvolvido pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) e divulgado esta semana em um evento no auditório da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT), em Cuiabá. O relatório foi elaborado em parceria com o Instituto Mato-Grossense do Agronegócio (Iagro) e conto com o apoio da Aprosoja-MT.

Terceira Safra: MT planeja aumentar exponencialmente sua produção agrícola com irrigação

De acordo com o superintendente do Imea, Cleiton Gauer, Mato Grosso deverá produzir 148,94 milhões de toneladas de grãos e algodão até 2034. A produção de carnes também está projetada para aumentar, atingindo 2,80 milhões de toneladas. O relatório destaca que o crescimento da população mundial, que poderá chegar a 8,81 bilhões de pessoas em 2034, trará novos desafios para o setor. Os países subdesenvolvidos, especialmente na África Subsaariana, terão as maiores taxas de crescimento populacional. Com isso, a demanda por alimentos continuará crescendo, e Mato Grosso, como um dos principais produtores globais, desempenhará um papel estratégico no atendimento a essa necessidade.

Investimentos a curto, médio e longo prazo no estado

Para que as projeções se concretizem é fundamental que o estado intensifique os investimentos em infraestrutura e logística. Projetos como a Ferrovia de Integração Centro-Oeste (Fico) e a Ferrovia Autorizada de Transporte Olacyr de Moraes (Fato), que conectará Cuiabá a Lucas do Rio Verde, são essenciais para reduzir os custos de transporte e aumentar a competitividade do agronegócio mato-grossense.

Foto: Getty Images

“O Imea oferece uma base sólida de dados e análises que são essenciais para a tomada de decisões estratégicas, e seu papel na construção de um futuro próspero para o agronegócio mato-grossense é inquestionável”, afirmou o presidente do Sistema Famato, Vilmondes Tomain.

Vilmondes também ressaltou a necessidade urgente de investimentos em infraestrutura de armazenamento e fez um alerta sobre o risco de gargalos logísticos e de armazenamento que podem comprometer a competitividade do estado no mercado global.

“Nosso compromisso é apoiar o agricultor para que ele possa planejar com segurança e eficiência, sempre com o respaldo de dados e análises que garantam a melhor performance em suas atividades”, comentou o presidente da Aprosoja Mato Grosso, Lucas Luis Costa Beber.

Lucas Beber também destacou que o crescimento da produção agrícola do estado pode ser alcançado de maneira sustentável, respeitando as áreas de pastagem já existentes e evitando a abertura de novas áreas. “Mato Grosso já se consolidou como uma referência global em responsabilidade ambiental, mostrando que é possível produzir em larga escala sem comprometer nossos recursos naturais”, enfatizou.

Foto: Famato /Divulgação

O que é o Outlook 2034?

O Outlook 2034 é um estudo que apresenta uma visão otimista para o futuro do agronegócio em Mato Grosso. As projeções mostram que o crescimento econômico pode ser alcançado com sustentabilidade, respeitando as áreas de pastagem e evitando a abertura de novas áreas, reafirmando Mato Grosso como referência no equilíbrio entre desenvolvimento e responsabilidade ambiental.

Para aprimorar a metodologia utilizada nas projeções do Outlook 2034, o Imea estabeleceu uma parceria estratégica com a Faculdade de Estatística da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Essa parceria aperfeiçoou as previsões, oferecendo aos agentes do setor dados precisos e abrangentes, fundamentais para a tomada de decisões estratégicas no agronegócio.

Leia também: 90% do trigo paulista já foi colhido

Chuva irá contribuir para o plantio da nova safra de soja 24/25

Proteja seu negócio entendendo os riscos climáticos. Adquira o relatório de mudanças climáticas e tome decisões assertivas!

Leia também: Clima desafia safra de trigo com incertezas na qualidade da produção nacional

Podcast Agrotalk: O efeito das mudanças climáticas no agronegócio brasileiro